quarta-feira, 25 de agosto de 2010

ENTREVISTAS



 Um bate-papo imperdível. É o que se pode dizer dessa entrevista com a vocalista da banda Cavalo de Pau, Socorro Lima. Em conversa com o colunista Alcides Santos, ela conta um pouco de sua carreira


FD: 01. Socorro, como se iniciou a sua trajetória musical até você chegar a Catuaba, que foi a sua primeira grande banda?


Socorro - Bem, eu comecei de brincadeira pra começar, (risos), as pessoas sempre me falavam desde criança que eu tinha um dom pra cantar, eu tinha um tio que faleceu que tocava contra baixo, o Manuel, ele sempre dizia que eu cantava muito, que eu estudasse que ele me dava uma força, mas eu era muito tímida, eu tinha medo do palco; eu tinha um primo que trabalhava numa banda chamada Night Banda, que inclusive foi a mesma banda que a Kátia Cilene começou, que me viu cantando num churrasco e me convidou para ir lá, eu fui e me divertia muito, mas eu não queria porque eu não achava que aquilo era um emprego, porém com o passar do tempo eu fui gostando, sabia que cantar é um vício? Depois eu passei pela Banda Ksuar onde passei quase dois anos,  minha entrada na Somzoom aconteceu quando eu conheci o Nelcy da Banda Aquárius, que convidou para fazer um teste, pois a banda estava precisando de uma cantora, porém eu acabei ficando no Forró Rabo de Saia, onde permaneci por três meses, pois logo em seguida foi formada a Catuaba com Amendoim e o Emanuel Gurgel me fez o convite para começar a banda juntamente com o Neto Rapariga.


FD: 02.  Você fez uma carreira brilhante no Catuaba, gravando inúmeros CD´s como foi essa fase em sua vida e a convivência com o grande Neto Rapariga?


Socorro - Olha, como você sabe, banda é uma família né! existe afeto, carinho, existe bofetada, porque você com sua família existe isso e banda é mesma coisa, muito tempo convivendo junto e família é isso; há divergência, discussão, amor; sempre um discorda, outro concorda com alguma coisa e por aí vai. Na época, o Neto era o coordenador da banda além do cantor principal e eu tiro o meu chapéu pra ele, eu o admiro demais... hoje quando nós nos encontramos a gente olha um por outro e começa a rir lembrando dos momentos, das brincadeiras, discussões e por aí vai. Tenho muita saudade da época, lembro muito do Kiko também que foi um irmão pra mim dentro da banda. A Catuaba foi a minha história, queira ou não eu tenho uma identidade muito forte com a Catuaba.


FD: 03  Em seu período no Forró Catuaba com Amendoim você gravou a canção "Parabéns, meu amor", de autoria da talentosa Rita de Cássia, essa música ajudou a projetar o nome da banda e consequentemente o seu nome, como você  explica tanto sucesso?


Socorro - Obra divina! Porque quando eu fui gravar este CD da Catuaba, o primeiro da banda, não havia música pra mim, porque eu era principiante, nunca tinha entrado em um estúdio para gravar, eu também não me importei, só ia haver música pra mim a partir do segundo CD, só que o acaso do acaso acontece, e aconteceu de aparecer essa música que o Neto não achava adequada para a voz dele; ele não se identificou com a música de jeito nenhum, então ele sugeriu que a canção ficasse comigo; foi tudo muito de repente, eu nem levei a música pra casa, eu recebi no estúdio a canção, aprendi a letra lá mesmo e em seguida gravei, e graças a DEUS foi o sucesso que foi, neste CD eu também gravei a canção "mulheres X homens" que também fez muito sucesso.

FD: 04.  Socorro você estava no auge da Catuaba quando recebeu o convite para integrar o Forró Cavalo de Pau, como se deu esse processo?

Socorro - Bem Alcides, eu sempre gostei da Cavalo de Pau, das bandas do grupo sempre foi a minha preferida, eu sempre tive vontade de trabalhar na Cavalo de Pau, mas com a Francylene, sempre gostei muito da banda, pra mim a Cavalo de Pau é e continua sendo aquela imagem de: Francylene, Diassis, Júnior e Hélio, na minha mente isso ficou marcado demais! Lembro que muitas vezes quando não tinha shows do Catuaba eu ia para os shows em Fortaleza pois a banda sempre teve um grande público, e eu ia pra vê-los juntos, porque eles tinham uma química perfeita um entrosamento lindo e, como eu falei, trabalhar na Cavalo era um sonho pra mim, e assim que a Francylene saiu o Emanuel me chamou e disse que eu iria pra banda, bem na hora eu não sabia o que dizer, estava feliz que não sabia se ria, se chorava, se pulava, (risos), mas  ao mesmo tempo eu estava triste, por saber que não iria dividir o palco com a Francylene, mas por via das dúvidas eu estava indo para uma banda que eu gostava muito, embora gostasse também da Catuaba e tivesse uma história maior lá, e estou aí na Cavalo há quase 10 anos; e com esse retorno da Fran eu fiquei muito feliz.
 

FD: 05.   Então já que esse era um dos seus maiores sonhos, conte-nos como é dividir o palco atualmente com a Francylene?

Socorro - Ave Maria! É uma alegria muito grande dividir com ela o palco, porque eu sempre fui muito fã do trabalho dela e somente agora depois de tanto tempo de banda foi que eu fiquei sabendo de uma história, que foi a Francylene juntamente com o Narcílio que me indicou para o Emanuel, para substituí-la, isso me deixou muito feliz, acho que pelo estilo, pela maneira de se portar no palco ser muito parecida, fiquei muito satisfeita mesmo.


FD: 06.   Qual a canção do Cavalo de Pau que mais te emociona?


Socorro - Ahhhhh!! É "Brincar de amar", eu amo essa música de paixãooo!!, inclusive eu sempre digo desde a primeira vez que eu comecei a cantar essa música se você pegar tudo que é fita, gravação eu vou ta falando a mesma coisa, (risos), é uma letra do caramba! O Ferreira tem muito isso, eu costumo dizer que ele é o compositor do Cavalo de Pau, outra que eu também adoro cantar que é do Ferreira também é "Razões", Ave Maria! são lindas essas músicas.

FD: 07. Como foi pra você a gravação do primeiro DVD da banda? Os preparativos, os instantes, enfim o que você tem a dizer sobre esse trabalho?


Socorro - Pra mim foi igual a qualquer outro show, na hora eu não vi como se fosse um DVD, mas foi devido ao público, porque o público é uma magia pra mim, quando eu subo no palco e vejo o povo ali eles me transformam, eu posso está doente, posso está cansada ou triste e quando eu subo no palco tudo some é incrível!, nos bastidores no dia da gravação sem o público aí sim eu fiquei nervosa, porque estavam ali apenas as pessoas que trabalharam no projeto e queriam que tudo saísse perfeito, então a cobrança era maior, e eu sabia que não tinha como sair perfeito da maneira que eles queriam porque não tinha o público, a energia é outra sabe, é diferente, então eu tive mais preocupação antes, do que depois, do que na hora mesmo da gravação oficial com o público.


FD: 08.   Como sabemos, você é mãe de primeira viagem, como é conviver longe do seu filho nesse momento em que a banda está viajando tanto?


Socorro - Ahhh! Se eu fosse você não faria essa pergunta (risos)...  é difícil viu, quando eu vejo alguém com uma criança de colo eu me aproximo, eu beijo, eu pego, eu abraço, Ave Maria, me vem logo ele na cabeça, é como eu mato um pouquinho a saudade... (neste instante a cantora não conteve as lágrimas).

FD: 09.  O Cavalo de Pau vem atravessando uma ótima fase em sua carreira, voltando com tudo ao mercado, como você explica tanto sucesso?


Socorro - A volta da banda com tudo foi um acaso, o CD vol. 15 foi gravado e foi trabalhado bastante de todas as formas para conquistar um novo espaço, uma nova cara, uma nova performance, um novo tudo. E o repertório antigo ficou comigo, ninguém queria saber do repertório antigo nem nada, existiam lugares em que o povo aceitava e existam lugares que não, existiam dias em que nem subir no palco eu subia nessa época, aí  há dois anos, mas eu deixei rolar pra ver, porque é frente que as águas batem! Eu queria muito que tivesse dado certo esse trabalho, mas todo mundo sabe que o estilo do Cavalo de Pau não era esse, e o acaso Alcides aconteceu;  como o repertório antigo era comigo, houve um empresário no Rio Grande do Norte,  o Ricardo  que foi o primeiro a acreditar no forró das antigas, foi o pontapé inicial pra banda voltar ao estágio que estar, voltando a todos os lugares, e ele fez um trabalho bonito divulgando as canções antigas.
 Eu tive de sair pra ter bebê, foi justamente no momento em que a banda estava voltando com tudo,  as músicas estouradas, de Natal o sucesso pulou pra Paraíba, depois Alagoas e veio tudo,  e o Samuel Gurgel queria porque queria que eu voltasse logo pra trabalhar e eu não podia porque meu parto foi cesariano, então estava tendo muita exigência pra eu voltar, e é duro depois de 8 anos de um trabalho árduo, de todo o investimento, a banda dar certo justamente na hora em que eu não podia comparecer, o Samuel até brincou, "mais Socorro você foi engravidar justo agora? E o que eu faço agora?", então eu disse  me espere pelo menos um mês que eu volto, então eu voltei e começamos a fazer muitos shows. 

A volta da francylene veio para somar o bom desempenho que a banda já estava atravessando,  o público dela retornou a banda o público atual que eu conquistei dentro desses quase 10 anos de banda, então o que aconteceu?, o público de ontem uni-se ao de hoje e o que resulta? Um crescimento maior, uma soma maior e conseqüentemente o aumento de shows.     

FD: 10.  Socorro, o Forró Dicumforça agradece a sua colaboração,  para finalizar gostaríamos que você deixasse uma mensagem final para os seus fãs que acessam o nosso site e tanto gostam do seu trabalho.


Socorro - Nossa! Eu não sei sem o que dizer é tanta coisa que queria falar nessa hora, é muito gratificante pra mim, eu só tenho que agradecer a todos pelo carinho, abrir o orkut ver cara mensagem de incentivo de carinho, obrigado também a você, meu amigo Alcides por essa oportunidade e a todos do site Forró Dicumforça, Deus abençoe a todos! Beijos da Socorro Lima.

JOGO RÁPIDO, TOMA LÁ DA CÁ 

  • MELHOR SHOW: O primeiro show em João Pessoa no Jacaré Pop.

  • PIOR SHOW: Um show em Tocantins que houve um assassinato, isso em marcou muito.

  • UMA MÚSICA QUE NÃO SEJA SUA: "Dor de Saudade" da Banda Styllus.

  • UMA BANDA DE FORRÓ QUE NÃO SEJA A SUA: Aviões devido a Sol, adoro ela!

  • MÚSICA QUE VOCÊ NÃO CANTARIA JAMAIS: "Pinto piou" do Rabo de Saia.

  • GOSTARIA DE TER FEITO E NÃO FIZ: Ter passado os 6 meses da minha licença com meu bebê.

  • NÃO SAIO DE CASA SEM: Abençoar o meu filho.

  • UMA VIRTUDE: Eu sou muito popular com as pessoas.

  • UM DEFEITO: É achar que todo mundo pode ser perfeito.

  • DARIA UMA NOTA 10: Para Emanuel Gurgel por acreditar no meu trabalho.

  • DARIA UMA NOTA 0: Para as drogas.

  • UMA FRASE: "Deus é maior que tudo nesse mundo".

  • SOCORRO EM UMA PALAVRA: amiga.


  • FONTE : FORRÓ DICUMFORÇA
    Obs : Data em que a matéria foi publicada no site ( 13.04.2009 )


    Um comentário:

    1. OBG POR POSTAREM AQUI NO BLOG A ENTREVISTA QUE FIZ COM MINHA QUERIDA AMIGA SOCORRO LIMA, FOI MUITO EMOCIONANTE ESSE BATE PAPO COM ELA, DESTE DIA EM DIANTE PASSEI A ADMIRÁ-LA AINDA MAIS PELA PESSOA INTEGRA QUE É.

      OBG TB PELO PROFISSIONALISMO E COERÊNCIA DO BLOG EM POSTAR A FONTE.

      ALCIDES SANTOS.

      ResponderExcluir